“Resíduos Psicológicos do Passado” com este tema o expositor Ricardo Baesso encerra a Semana Espírita de Bicas






Muitas das pessoas que não puderam comparecer às palestras do meio da semana estiveram presentes no sábado (10.03) à palestra de Ricardo Baesso sobre os “Resíduos Psicológicos do Passado”.
O Seminário que ocorreu das duas às seis da tarde atraiu pessoas de Bicas, Juiz de Fora, Guarará, Mar de Espanha, Pequeri, São João Nepomuceno dentre outras cidades que estavam representadas no evento.
Eduardo Baesso de Oliveira, médico, fundador do IDE (Instituto de Difusão Espírita) e conceituado orador da vizinha cidade de Juiz de Fora (MG) iniciou sua palestra abordando a questão de que o corpo físico constitui-se em uma prisão sem grades para o espírito uma vez que limita as nossas percepções extra-sensoriais, e que o esquecimento do passado, lei natural, é mais uma prova da sabedoria de DEUS.
Disse no decorrer da palestra que estes resíduos psicológicos se agrupam em três grupos: o das lembranças reais, o de transtornos da esfera emocional e um terceiro que é formado das próprias tendências, predisposições ou características pessoais que o indivíduo traz provenientes de encarnações remotas.
Ilustrou as três situações. No primeiro caso, o das lembranças reais citou as várias pesquisas realizadas por Hernani Guimarães Andrade, eminente estudioso da Doutrina Espírita. Cita o caso de uma criança de apenas 4 anos que afirmava ter sido um benzedor e que residia na cidade vizinha. Os pais a princípio não deram importância, mas devido à insistência do menino em querer rever a sua antiga cidade natal distante cerca de 30 km da atual cidade em que reencarnara, acabaram por levar a criança à referida cidade. Imagina quão grande não foi a surpresa destes pais desde o início da viagem pois foi o filho que lhes indicara o caminho durante todo o percurso que fizeram. Ao chegarem em uma casa simples foram atendidos por um senhor dos seus 90 anos, o qual a criança logo reconheceu como sendo seu irmão de outra vida. Como a referida criança fora um benzedor assim como o irmão, foi logo entrando na casa para pegar uma pequena santinha que se encontrava em meio a muitas outras em que afirmara ser sua. O “irmão” de outras vidas ficou espantado com a atitude do garoto e foi logo dizendo “Meu irmão voltou”. Casos como este foram muito bem retratos por Hernani Guimarães Andrade no Livro “Reencarnação no Brasil” em que cita 8 casos como o que foi anteriormente descrito. Isso se deve ao pequeno espaço de tempo que ficam na “erraticidade” (plano espiritual) entre uma encarnação e outra que costuma ser de poucos meses.
No segundo caso Ricardo abordou os transtornos de esfera emocional incluindo neste grupo a síndrome do pânico, O TOC (Transtornos Obsessivos Compulsivos) e alguns casos de depressão. Também ilustrou com o caso de um garoto que tinha horror de escola. Descobriu-se que o garoto havia morrido queimado em um incêndio que havia ocorrido na escola em que frequentava em sua última encarnação. Narrou também o caso de um outro indivíduo que sentia muito calor e que ninguém conseguia descobrir porque ele sentia esse calor infernal. Descobriu-se também se tratar de um espírito que se reencarnava sempre na região nórdica sendo a sua primeira encarnação em país de clima tropical.
O terceiro e último grupo é formado por pessoas que possuem determinadas tendências, predisposições e características pessoais.
Durante o seminário Ricardo ainda fez algumas citações como “Tolerar não é aceitar o erro e sim compreender”, “sábio é o que consegue UNIR a inteligência, a lógica e o sentimento” e ainda a resposta de Dalai Lama a uma pergunta a a ele feita pelo Frei Leonardo Boff que diz: “Para ser uma pessoa espiritualizada não precisa de uma religião, mas sim ter bom coração”.
Após o término de sua explanação teve início a segunda parte do Seminário em que Baesso respondeu a diversas perguntas feitas pelos presentes encerrando de forma magistral a Semana Espírita de Bicas de 2012.